7 de janeiro de 2017

Resenha Momento Errado

7 de janeiro de 2017

Resenha Momento Errado


Título: Momento Errado
Autora: Giulliana Fischer Fatigatti
Publicação Independente
N° de Páginas: 415


As vidas de Manuela e Leonel colidem nas escadas da faculdade, dando início a uma grande e diferente amizade. Ele faz pós graduação em Marketing e tem planos de se mudar para o exterior em pouco tempo. Ela está no sexto semestre de publicidade e propaganda e estagia em uma das maiores agências da cidade.
Ele é cheio de metas. Ela, vive entre dois mundos, a vida real e o mundo fantástico. Ele já fez 30 anos e ainda busca sentido para a sua vida. Ela, apenas vive, sem se preocupar com o sentido. Ele é prático e lógico. Ela é dramaticamente romântica e sonhadora. Ele segura as palavras e controla sentimentos. Ela é intensa, não suporta fingir não sentir. 
Ele quer conhecer o mundo. Ela fez dele, o mundo dela.
Ele possui um segredo. Ela não faz nem ideia.

Ele diz que ela é a pessoa certa, só que na hora errada. E é nesse momento que ela passa a questionar se realmente existe a hora certa.



O livro começa quando Manuela ouve, pela terceira vez, que era a pessoa certa para Leonel, mas no momento errado. E não é apenas aquilo que indica o fim, mas também a forma como ele a trata, observa... Ele simplesmente mudou para ela e por essas e outras ela teme não poder mais fazer absolutamente nada..sabe que é o fim. Deveria ela fazer algo para impedí-lo de partir? Sim. Mas não o fez, apenas permitiu que ele partisse.

Nos primeiros capítulos você conhece a história de Manuela com Leonel e se apaixona por ele ao passo que ela também o faz.
Ja no início vemos um tipo de contato entre ambos não totalmente apaixonante e empolgante, pela forma como existem seus altos e baixos... Uma realidade na qual é escrita motiva a continuar a leitura.

Falar desse livro é uma honra e ao mesmo tempo um desafio. Acredito que o motivo seja o mesmo que deixou Manuela com tantas dúvidas no início do livro: Leonel. Ele é bem 'de lua' e isso dificulta as coisas (risos).
A primeira coisa que pensei, antes mesmo de terminar de ler o prólogo foi: 'ela (Giu) escreve muito bem' , sabia que desde aquele momento amaria cada página daquela história, então continuei sem receios.

Em dado ponto (ainda no início) fiquei com um pouco de raiva de Manuela, já que toda vez que via Leonel, ficava totalmente afetada (no sentido apaixonado, aqueles que incluem pernas bambas, borboletas no estômago e o pensamento repleto de apenas uma pessoa) e isso realmente me dava nos nervos, provavelmente por ela sentir isso 'em excesso'.
Já vou começar essa resenha ressaltando os pontos que não curti, para explicar os melhores no final.

O único problema, em minha opinião, do livro, são as repetições, inclusive do próprio Leonel.
(Uma hora ele parece engraçado, outras mais distanciado, não que isso seja ruim, afinal, pessoas são assim. Mas ele parece levar isso ao extremo e fazer o leitor se distanciar um pouco dele por isso.
Só que para mim isso não foi o problema.)

 A questão é que ele fica mencionando demais "eu sei que você quer o mesmo" como se ele fosse a última bolacha do pacote. Isso me irritou muito durante a leitura. Não no começo, mas sim quando ele passa a falar isso demais. 


Manu pensa muitoooooo, demais, no fato de Leonel ser difícil de entender. E isso além de ficar repetitivo fica chato. Se fosse para mudar algo neste livro, definitivamente seria isso. Acredito que existem certos tipos de informações que uma vez (duas no máximo) já estão boas e não precisa ficar comentando e comentando.


Resumindo é isso: acredito que o problema maior do livro é a repetição, apenas um ponto que em minha opinião poderia ser melhorado.


Ahhaaaa, mas vamos para a parte boa da coisa?

O livro é narrado em primeira pessoa (por Manu), o que te faz ficar por dentro de tudo, principalmente dos sentimentos e sensações da personagem em relação a tudo que acontece a sua volta.


Momento Errado é daqueles livros que é impossível nós não nos identificarmos, é algo muito real que em algum ponto você vai pensar : 'essa(e) sou eu'.


Um dos pontos positivos do livro (da história) é a esperança que transmite, por exemplo: a esperança de um amor existir, de ser correspondido. E a verdade que a autora expõe nele: que momentos da vida podem nos mudar para sempre, que não existe momento errado para nada, que a vida é apenas feita de escolhas e consequências, coisas extremamente lindas de se ler.



                                                       Confesso
que esse livro me foi uma surpresa, mas a maior delas foi que, no instante da história que acreditei que não havia mais tempo para me emocionar... Aconteceu.  Giulliana consegue tirar do leitor o sentimento de dor, misturado com felicidade, é uma mistura, um caos, exatamente como aquele que o faz.


Indico o livro!

Beijos,

2 comentários:

  1. Adorei a resenha e a sua sinceridade, eu brinco com tudo mundo que antes de amar o casal, vai odia-los, e na maioria das vezes isso acontece porque a gente acaba se identificando com eles, com seus acertos, erros e inseguranças, e ao fazermos isso, a princípio, não gostamos, mas o que você escreveu aqui é o que sempre ouço, que no fim, se apaixonam por Leonel e Manuela e entendem que o momento errado na verdade não existe... Fico muito feliz que você tenha gostado e obrigada, eu adorei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  2. Que Layout lindo! :0
    xonada nele S2
    Quando fiz o blog queria tudo preto rs, mas o roxo não sei de mim kkkkk... amei seu blog, já seguindo.

    Beijos,
    Juliana.
    Fabulônica
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir