30 de dezembro de 2014

Fogo Fátuo

30 de dezembro de 2014

Resenha: Fogo Fátuo



Título: Fogo Fátuo
Autor: Maurício Coelho
Editora: Novo Romance
Nº de Páginas: 170

Fogo Fátuo, conto inicial da coletânea, narra a história de Gilmar da Silva, um ribeirinho que cuida de três netos, além da esposa, um dia seu amigo de longa data bate à sua porta, no qual jura ter visto uma criatura de fogo. Para convencer Gilmar da verdade, seu amigo propõe uma aposta para saírem à noite em busca da criatura. O que seria a visão? Realidade ou loucura de suas mentes?
  
Quotes:
(...) Uma dessas pessoas que passavam por ela, era uma Menina e que sentou-se próximo dela e ficou passando a mão no seu pelo. A gatinha então se esticou  e foi para o colo da Menina dizendo “Você pode coçar a minha barriguinha, por favor?”. A menina então deu um pulo, fazendo com que a gatinha caísse! Mas a Gatinha não se machucou, pois os gatos sempre caem de pé.
“Você falou?” disse a Menina.
‘É claro que eu falei, eu pedi para você coçar a minha barriga e ainda pedi por favor. Que problema tem nisso?”
Ora, não tem problema nenhum, mas acredito que você também ficaria espantada se um gato falasse com você.
“Eu nunca vi gatos falarem!” foi a resposta da Menina.
“Então, é porque você só viu gatos mudos!” (...)

(...) No dia seguinte, as folhas deixadas pela arvore estavam lá novamente. Abaixou-se bem devagarzinho para agarrar a vassoura. Quando se levantou, observou a casa em frente à sua e notou, pela primeira vez, que a casa do vizinho não era gradeada, mas sim com vidros. Percebeu então, as folhas todas no chão e nenhuma dentro da casa. (...)

(...) Como cresce rápido o filhote! A mãe nem teve tempo de aproveitar o crescimento de seu bebê, e já virou um rapazinho. Adora ler e atualmente está lendo 50 penas de cinza.
- Eu não sei o que é mais triste, aquele que não lê livro algum ou aquele que lê livro porcaria. – disse a Suindara. (...)

(...) Você tem uma maneira de me fazer feliz mesmo com poucas palavras.
Não se preocupe, um dia nós vamos nos ver...ou então Deus  não existe.
Beijos. (...)
(...) Vai ver que o amor não é feito para ser explicado e sim, para ser sentido, pois o amor não é nenhuma ciência exata. (...)
(...) Os Estados Unidos havia conseguido destruir outro pais, mas nunca pensou que a nuvem fosse atingir todo o globo, inclusive eles mesmo. (...)
(...) A morte é avassaladora e só quem já perdeu um amigo querido ou um parente sabem o quanto é doloroso para aqueles que permanecem aqui, sabem do impacto causado, sabem da lembrança do ente querido que a mente nos proporciona. Apenas eles.
O único a se fazer é aceitar. Esse é nosso livre-arbítrio: a aceitação. (...)
(...) Escrever um livro é uma árdua atividade, mas tudo na vida é difícil. Ninguém ganha dinheiro dormindo e ninguém ira fazer as coisas para você, além de você mesmo, ninguém consegue um bom emprego sem estudar várias e várias vezes. O importante – e isso pode parecer clichê – é nunca desistir, pois sempre haverá uma recompensa no outro lado do arco-iris. (...)


O primeiro pequeno grande conto conta a história de Gilmar e sua família Kleber, Kelly, dentre outros personagens.
 Entre conversas de Gilmar e seu amigo, este contou uma história de um fogo que via no rio quando estava por lá...Então só vendo para Gilmar acreditar em toda aquela baboseira, seu amigo então foi mostrar um fogo que tomava formas, que parecia ter pensamentos próprios, até mesmo alma, claro que Gilmar não acreditaria sem ver com os próprios olhos (me identifiquei na parte de acreditar com os próprios olhos, sou assim). Era algo impossível, irreal, ele precisava ver...
E foi assim que a noite eles foram ver se aquele fato era verdadeiro ou não, quando Gilmar acreditava que não veria nada demais, teve certeza, ele viu. Com medo retornou a casa e a partir deste momento nos é reveladas muitas coisas sobre Gilmar... O que ele viu era mesmo real ou estava vendo bobagens assim como seu amigo?
Com esse livro, mais precisamente neste conto o autor prova que para ter uma boa história, não é preciso ter centenas de folhas, ou ser grande, basta apenas ter conteúdo e significado.
No começo não me interessei pela história no entanto a partir do segundo capitulo, não consegui largar a história antes de descobrir toda verdade sobre o mistério de Gilmar. É muito cativante, a escrita não deixa de ser engraçada e não é maçante (o que ganha mais um pontinho para se tornar algo legal).


O segundo conto conta a história de uma gata e de uma menina, basicamente mostrando que tudo acontece por um motivo, e que a mais simples ação para os olhos de uns é a salvação de outros.
Dentre outros contos...
Gostei muito do livro, ele me surpreendeu demais. E imagino que irá surpreender você também... Comecei a ler totalmente receosa a respeito da história, imaginei que não seria do meu agrado, tanto  que enrolei um tempinho para ler, mas quando dei a chance ao livro, ele fez o que poucos conseguem fazer, me surpreendeu, e quando um livro, uma história, um personagem me surpreende, eu simplesmente não consigo dizer que não é um excelente livro. Acredito que o autor conseguiu desenvolver muito bem todas suas histórias sem ficarem chatas e cansativas... Além de dar um ar de “realidade” em todas elas, usando sotaque e lugares lindos do Brasil. Pude ver todo seu desempenho e sua força de vontade depositada em cada conto presente no livro, e a sincronização que ele fez de algumas histórias foi algo novo e intrigante para mim, mas em um sentido bom, ou seja, vale muito a pena conhecer os contos.
O livro é narrado em terceira pessoa e tem uns diálogos maravilhosos, acredito que esse é um dos motivos de ser tão cativante. Fogo Fátuo é um excelente livro para quem busca uma leitura fácil e rápida. Sem comparação. O livro tem muito potencial e espero que ele seja explorado muito.
Fiquei um tanto incomodada com alguns erros do livro, que passaram tão batidos... Não costumo reclamar disso pois sei que é muito normal erros ficarem em um livro, mas acredito que mereça outra revisão, sem pressa e minuciosa.
Então não deixem de ler e conhecer o livro. Super recomendo, excelente!



 ----*Teh----

Um comentário: