13 de maio de 2016

O Refúgio do Marquês

13 de maio de 2016

Resenha O Refúgio do Marquês





Título: O Refúgio do Marquês
Autora: Lucy Vargas
Editora: Charme
Nº de Páginas: 310

"Agora você é meu refúgio e, com certeza, o mais belo".

Henrik e Caroline não poderiam ser mais diferentes.

Ele, o Marquês de Bridington, é um homem selvagem e inapropriado, que vive há anos no campo, fugindo dos fantasmas do seu passado obscuro e repleto de segredos.

Ela, Caroline Mooren, a Baronesa de Clarington, é uma jovem destemida, com um passado doloroso, que recebe a missão de reformar a mansão e talvez o marquês, ao menos é o que a marquesa viúva espera.

Ele é um caso perdido. Ela é uma mulher com um futuro incerto. Mas juntos, eles se completam e acendem a chama da paixão, que ambos acreditavam estar completamente extinguida, trazendo à tona segredos e temores que ambos escondem.

Se reerguer sob o peso do passado será uma batalha que ultrapassará os limites do refúgio que o marquês pensa ter construído, mas será que o amor é capaz de ultrapassar tantas barreiras e vencer, ou eles perderão tudo outra vez?





Caroline Mooren perdera o marido há um ano e agora, mais do que nunca, precisaria de uma ocupação. 
Algum tempo depois de perdê-lo, ela escreve uma carta para a marquesa e quando não recebe resposta acredita que a correspondência nem ao menos chegou ao destino, e não insiste. Num momento inesperado recebe um convite da marquesa. No dia da visita à mulher, Caroline  se atrasa e é visível o desgosto da viúva marquesa, logo o propósito da chamada é esclarecido, a marquesa quer que a Baronesa Caroline dê um jeito na casa de seu filho (Marquês de Bridigton) e talvez no próprio, que está bem parecido com um selvagem, totalmente perdido. 

Mas Caroline precisará de muito mais do que paciência, senso e etiqueta para lidar com todos.
Tomando seu extinto de liderança ela começa as mudanças na casa, surpreendendo muitas pessoas.
Como todo casal da literatura, destinado a ficar junto, existe muita provocação entre ambos , ou seja, fica previsível. Mas se Caroline ficasse, por exemplo, com o médico de Roseane, seria muito mais surpreendente e daria um toque a mais no livro.
No livro há coisas que gostei e que não gostei também.
As que gostei vem primeiro:
* Achei muito boa a presença dos personagens secundários, é raro algum autor falar deles mais de duas vezes, e dar algum valor especial a  eles (na história).
Caroline tomou muito bem as rédeas da situação na cada do Marquês, admirei isso.
As palavras que a autora usou, fez muito jus à história
A autora não descreveu exageradamente as cenas, todas estão praticamente na medida certa.

Agora, o fato de o personagem parecer forçar a sensualidade, ficou martelando na minha cabeça. Apesar das descrições de botões, das camisas , abertos serem agradáveis ... Quando ele prova ao leitor que faz isso de propósito quando sabe que Caroline não gosta, faz parecer que ele faz para deixá-la irritada e provocá-la para ceder a apenas uma coisa.

Achei que faltou mais "ação ".
Mas apesar de todo é um livro que causa surpresa em determinadas partes, especialmente no final, que está melhor escrito, com mais intensidade  e divertido.

Há um drama envolvente no passado de Henrik e Roseane que, com certeza, é algo que o leitor não espera, mas vai adorar saber, foi o que mais me prendeu na leitura. Porém, no caso do drama particular de Caroline, esse não me convenceu, menos ainda quando a cena se repetiu e ela caiu direitinho, até eu sabia o que iria acontecer, só em livro pra ter certos tipos de personagens. E isso visivelmente não caiu bem para esse.
Sobre Lydia: minha personagem favorita, primeiramente por ser criança - todas elas me encantam nos livros, pois são muito inocentes e adoráveis - segundo que Lucy soube não só explorar esse lado inocente e fofo de Lydia, mas o de todas as crianças envolvidas, além de claro, a personagem ser muito especial para o desenrolar da trama.

Eu achava que veria mais no livro, só que não vi, ou seja, nem todas minhas expectativas foram " atendidas " mas é um livro que dá para ler.

Se eu pudesse, minha nota dada  seria 2,5 , mas já que tem de ser números inteiros, deixo 3 - mesmo achando que 3 de  5 é muito para esse.
Indico esse livro apenas para leitores que não tem ideia do que ler e nem fila de livros para ler.


Beijos,

Um comentário:

  1. Oi Thé,
    Eu já ouvi muito bem e muito mal desse livro,rs.
    Gosto muito de romance de época e não é implicancia porque sou fã de literatura nacional, mas poucas vezes vi uma autora nacional desenvolver um bom romance de época.
    Já li um livro da autora e não gostei muito por isso no momento estou evitando outro.
    Quem sabe um dia?
    Obrigada por participar do #desafioalfabetoliterario
    bjs

    ResponderExcluir