13 de maio de 2016

O Livro de Cam (Unforgiven)

13 de maio de 2016

Resenha O Livro de Cam (Unforgiven)




Título: O Livro de Cam (Unforgiven)
Título Original: Unforgiven
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 308

Cam sabe o que é tormento. Ele viveu mais no Inferno que qualquer anjo jamais deveria. Seu mais recente martírio se chama ensino médio. E o belo anjo está ciente da ironia nisso tudo. Mas após a escolha de Luce e Daniel, Cam não pode deixar de sentir que chegou a hora de também se render a única coisa que o leva mais alto que as próprias asas: o amor.

Assim, Cam sela um pacto com o diabo... Para tentar libertar das garras de Lúcifer a única alma que já amou: a mortal Lilith. A garota habita um purgatório particular em sua existência nos círculos do Inferno. Cada um escolhido e arquitetado com esmero pelo demônio. Tudo por causa de Cam… e seus pecados. No mais recente, ela é a pária da Escola Preparatória Trumbull. Nenhum amigo, nenhuma esperança.

Mas, se em quinze dias Cam reconquistar Lilith, ela será libertada. E ambos poderão viver o amor que um dia o anjo renegou. Caso ele fracasse, há um lugar de destaque o guardando além da Muralha das Trevas. O livrod e Cam é mais um emociontante capítulo na saga de Fallen, que em breve chega aos cinemas pelos estúdios Disney. Uma história envolvente repleta de mitologia, romance e suspense — em Fallen o amor nunca morre.




A história começa quando a relação de Luce e Daniel  termina, que escolheram viver uma vida mortal juntos e  morreram após felizes anos.
Isso deu esperança aos anjos que sobraram, mas não a Cam. Ele não conseguia ver uma forma de voltar para Lilith, nem de Ariane ser perdoada por Tess, ou Roland reencontrar Rosaline - sua amada, agora morta. 
Mas a verdade é que Cam sentia inveja do que Daniel e Luce conseguiram, e isso talvez fosse porque ele queria ser tão merecedor quanto eles foram.
Lilith vive em uma situação  completamente precária, sua mãe trabalha apenas meio período e eles não tem muita coisa em casa, seja comida ou itens de higiene. Além disso, naquela parte de cidade, há muitas queimadas e isso acaba piorando a saúde de seu irmão.
Lilith não fica  na escola mais do que o tempo necessário, digamos que ela é a "estranha do lugar' - apesar de não terem dinheiro, ela estuda em uma escola particular, onde sua mãe trabalha às vezes para poder pagar o estudo da filha.
Certo dia ela abandona a aula para qual estava se preparando e vai até seu bosque favorito, só dela e que a ajuda a ter paz.

PS: Não tenho nem o que dizer sobre como amei cada cena da primeira vez que ambos se viram e como o relacionamento deles foi lindo, apesar do final triste. Não conto mais porque seria um baita spoiler!
É aí que o belo e sombrio Cam entra, parecendo um velho amigo, mas ela não tem amigos, e é um pouco marrenta. Então o que deveria afastá-lo so o faz ficsr ainda mais perto da garota. Cam sabe exatamente como abordá-la e é óbvio porquê. 
Não demora para Lúcifer aparecer e levar Cam para uma de suas habituais experiências de " vagar e assistir ", aparentemente Lúcifer gosta disso, mesmo. O demônio faz isso apenas para deixar Cam ainda mais possesso e preocupado. Cam não gosta de ver o sofrimento de Lilith, muito menos quando vê um atrás do outro, de formas diferentes. Quando saem dali Lúcifer acaba fazendo uma aposta com Cam: se em 15 dias ele conseguir fazê-la se apaixonar por ele e esquecer todo o ódio que sente, ela será poupada e ele poderá viver o resto dos dias mortais de Lilith com ela, caso fracasse Cam terá que retornar para o lado de Lúcifer, juntando-se a ele atrás da Muralha das Trevas, por toda a eternidade.
Será que Cam conseguirá reconquistar Lilith e livrá-la do ódio? Ou será que a única coisa que o espera é sentar-se ao lado de Lúcifer, aliando-se a ele eternamente?
Lilith faz questão de não facilitar para Cam, obviamente ela não vai muito com a cara dele, da mesma forma como com qualquer outra pessoa da escola ou do seu mundo.
Só que diferente de qualquer outro, Cam tem algo dentro de si que incendeia Lilith, seja de ódio ou vergonha. Ele sabe algo,  a olha como se soubesse de cada segredo que ela guarda, quando nem mesmo ela sabe, isso a irrita. Mas o que mais é insuportável nele - para ela - é a confiança, a arrogância que ele parece emanar.
Como se isso não bastasse, Lúcifer ainda faz questão de ter certeza que Lilith não vai permitir ser encantada por Cam, inventando uma história MUITO má sobre ele. Incitando-a a ficar longe.



Bom, o que dizer sobre Unforgiven? Sem dúvidas é o livro mais aguardado pelos Fallenatics, principalmente depois de Êxtase.
Ler este livro, faz o leitor ver o que aconteceu com Cam depois de Daniel e Lucinda. Para quem já leu os livros anteriores, Cam parece do mal e um tanto "sem coração" por assim dizer, mas quando analisado tudo pela perspectiva do anjo caído, as coisas mudam. Inclusive a forma como ele é, como age, e o que pensa de si próprio, de Lúcifer, seus amigos, e até da chance de Lucinda e Daniel. 
É incrível como Cam pode parecer mais apaixonante do que nos outros livros da saga, Cam é o perfeito anjo caído, ouso dizer que mais do que Daniel. Sempre fui louca por Cam, agora, mais ainda. 

O personagem também se mostra muito "humano" - sei que é estranho falar sobre humanidade quando se fala sobre anjos - e sensível, além de estar disposto a alcançar seus objetivos e enfrentar Lúcifer e todos seus planos malignos. Em O livro de Cam, ele está totalmente ligado ao amor de forma que só Lilith poderia fazê-lo sentir .

De todas as possibilidades para um futuro de Cam, depois de Êxtase, esta seria a última que eu pensaria em acreditar ser possível que ele estivesse envolvido. Ou seja, Lauren inovou e surpreendeu neste quesito.
Sobre Lilith: eu sempre pensei que ela era muto diferente do que foi apresentado neste livro. Acreditei que ela era mais amorosa, fofa, menos marrenta e com um pensamento mais maduro.

Mas a ideia dos Infernos dela...isso foi a sacada de mestre, além do fato de ela e Cam serem ligados a música, isso casou totalmente com a história de ambos.
Ainda assim acho que Lauren devia ter dado mais intensidade a história, principalmente por Cam ser intenso, mas isso não tira toda a perfeição do livro.
Amo demais a capa, entretanto acho que se o título do livro se mantesse somente "Unforgiven" - como Fallen, que não foi traduzido - seria muito melhor do que "O Livro de Cam" isso foi desnecessário e não soou bem.

Indico muito! Principalmente para os fãs de Fallen. O livro de Cam é inexplicávelmente inesquecível!
Beijos,

Um comentário:

  1. Ah senhor! Necessito desse livro. Muito. Porque Cam... É incrível haha.
    Adorei a resenha.
    Beijos de alecrim.

    http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir