27 de fevereiro de 2016

Eclipse da Lua Azul

27 de fevereiro de 2016

Resenha Eclipse da Lua Azul





Titulo: Eclipse da Lua Azul
Autoras: Débora Knittel & Érica Falcão 
Editora: Solisluna
Nº de páginas: 220

Três Mundos...Duas Amigas... Uma Jornada.


Após a morte de sua esposa, o arqueólogo John Crane, especialista em história das antigas civilizações, decide mudar-se com sua filha Holly para o Rio de Janeiro, perto dos amigos Dr. Ramos, Dra. Rita e sua filha Maiara. Holy, embora acolhida pela família de Maiara, vive um sentimento de tristeza e saudade de seu pai, sempre em expedições pelo mundo.

Antes de completar dezoito anos, Holly recebe um artefato e tentará desvendar os mistérios sobre o desaparecimento de seu pai, as visões de Maiara e o crescente desequilíbrio da natureza.
Nesta aventura, as amigas Holly e Maiara conhecem Celino e Kami, seres de outros mundos, iniciando uma jornada na qual os sentimentos e os dons serão despertados e os valores fundamentais da humanidade, colocados à prova.
O final desta jornada é imprevisível. Escolhas determinarão o destino do planeta, para que não fique sob o domínio dos seres das trevas. A Terra poderá ter mais uma chance?



E aqui estou eu com mais uma resenha... Antes de mais nada tenho que dizer a todos como decidi ler o livro. 
Eclipse da Lua Azul foi um livro que ganhei num evento que fui, em São Paulo, de uma amiga minha... Inicialmente nem ao menos tinha ouvido falar do livro ou visto a capa, mas ganhei e pensei: "em breve eu leio". Se passou muito, muito tempo mesmo até que decidi pegá-lo para ler... Mais especificamente agora, que participo do #DesafioAlfabetoLiterário e como fevereiro era o mês de ler livros de autores de nomes que começassem com a letra P , E ou X,  resolvi aproveitar e ler Eclipse da Lua Azul.

O livro tem cenas interessantes e é super fácil de ler. Apesar disso, muitas das cenas são totalmente o contrário do que o personagem deveria fazer - visto como agiu em cena anterior.
Alguns exemplos : 
> Quando a personagem Holly descobre que Celino não está mais com seu pai e não sabe onde ele está, pelo histórico da personagem, ela deveria ficar MUITO preocupada e no mínimo.... Chorar ou querer matar Celino pela incompetência, mas isso não acontece.
> A personagem descobre que existem anjos, elfos, outros mundos além do seu e não fica nem um pouco surpresa... no sentido de ficar estática, incrédula e até pensar que os outros personagens - ou ela mesma - estão ficando loucos. Ela simplesmente se joga sem saber ao menos para onde está indo, sem muito hesitar. Na minha opinião esse tipo de situação são os pontos fracos da história. 
Entretanto, o resto do livro é bem gostoso de ler, os personagens se mostram bem focados no que querem - seja para benefício próprio ou não -, e não medem esforços para conseguirem alcançar seus objetivos. Em busca da salvação dos três mundos que dependem unicamente de Holly, Celino,  Maiara e Kami. 
Como toda história, nada é fácil, então eles passam por diversos "perrengues" (por assim dizer) e você terá que descobrir se eles obterão êxito na jornada.




Em todo o livro, Kami é uma espécie de "guia" do grupo, ele sempre está à frente das situações e sabe de absolutamente todos os detalhes e perguntas que as meninas façam. 
Maiara é a corajosa do grupo, ela sempre está à frente de Holly, digamos que por se sentir "pertencer " mais àquele mundo do que a própria Holly. 
Já Celino é o "guarda/segurança/vigia" , ele está sempre atrás, providenciando a proteção de todos.
É um livro que deixou a desejar, principalmente no quesito "romance". Como em todo livro, nesse não seria diferente, tem o tal romance. Mas é um romance pouco explorado, mal construído pois apesar dos personagens terem aquela "briga" inicial, e depois se apaixonarem... É algo que fica muito óbvio e não tem tempo de se desenvolver devagar, de forma que acaba ficando muito "seco" e as coisas aconteçam de forma rápida demais... 


Além disso, as cenas de "batalhas" não foram bem aproveitadas. As autoras criaram as situações  mas em nenhum dos momentos souberam explorá-las ao máximo de forma a fazer aquilo durar mais, acontecerem mais coisas importantes para trama... É algo muito passageiro.
Sobre a capa: Não gostei muito.

Enfim, esta é a resenha de hoje. Vocês já leram? O que acharam do livro?











Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário