11 de janeiro de 2016

Beleza Perdida

11 de janeiro de 2016

Resenha: Beleza Perdida




Título: Beleza Perdida
Título Original: Making Faces
Autora: Amy Harmon
Editora: Verus
Nº de Páginas: 336


Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.

Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido.

Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.



Falar sobre Beleza Perdida na verdade , desde que terminei o livro, é uma tarefa mais do que dificil, é praticamente impossível. O livro roubou toda e qualquer palavra que eu pudesse dizer sobre ele, porque a realidade é que não nos damos conta do quanto é maravilhoso até lermos e percebermos o que tem ali, cada significado, seja o nome de um capítulo ou cada frase que os personagens ousam falar.
Em Beleza Perdida a autora Amy nos trás acontecimentos de pessoas vividas em Hannah Lake, acontecimentos que são mais do que ficção, para mim, poderia muito bem ser uma história real. Cada personagem trás consigo sua carga ...seja emocional ou não... Seu significado, são totalmente tocantes, de forma como nunca vi em nenhum outro personagem de livros que li até hoje. 
Cada um tem seu segredo, seu sonho, sua verdade... Algo que não se encontra em qualquer livro. A verdade dentro de cada personagem.
Não que outros livros não tenham transparecido isso.. Mostrado que poderia ser real apesar de sabermos que é ficção.
Mas Beleza Perdida deixa qualquer outro no chinelo, e provavelmente
eu ainda não sabia o que era a verdade até  ler este livro.

Juntando isso ao fato de eu ter escolhido ler o livro em um momento conturbado da minha vida, com certeza o torna mais especial, porque ele foi algo que me ajudou e ainda está ajudando a me reerguer.
Livros têm esse poder, reerguer as pessoas.

O livro inspira, incita, motiva, mostra o quanto temos que ser agradecidos a cada momento, e como o amor pode ser firme e verdadeiro apesar de qualquer marca ou dor que o tempo nos dê.



Evitando dizer muito sobre a história... Até porque qualquer coisa que diga já é um tremendo spoiler, preciso comentar mais sobre personagens... Mais precisamente o meu preferido.
Sim, dessa vez foi difícil escolher... Simplesmente porque cada palavra e cada personagem é o certo, parece ter um pedaço de nós. Suas dores e sentimentos nos aproximam...
É como se todos pertencessem a um conjunto único e perfeito, que não se pode tirar nem por sem danificar,
Sem mudar tudo, estragar tudo.
Bailey Sheen... É sem duvida o personagem mais inspirador de toda história e ..
Soltando um breve spoiler... Tudo que acontece é graças a ele. Por mais que não pareça, e por esse e outros motivos ele é meu personagem preferido.
Ele e Fern (a personagem "principal" ) são quase que um só. Como se fossem almas gêmeas, apesar de serem apenas primos.
A força, a determinação, os sonhos de Bailey são o que mais me cativou nele, sem duvidas, alem de claro, sua história inspiradora e encorajadora.

E todos os outros  personagens (secundários ou não) são uma única família... Não digo isso por literalmente serem uma família (nem todos são) mas porque aquela cidade vive em
perfeita paz e compreensão... sintonia...Amor... É isso que todos transbordam..
São completamente unidos , pacíficos.

No início da leitura tive um único problema... O nome dos personagens . Eu achei que nunca me acostumaria em pensar em "Fern" como uma mulher... Em "Ambrose" como um homem...
Em "BAILEY" como um homem... Mas depois da página 150
me acostumei (risos). Para mim, esse foi o único problema do livro, nomes que me confundiam...
Mas apesar de tudo, no final, eu percebi que eram nomes únicos e fortes...
Não poderiam ser nomes diferentes.
E apesar desse meu problema com os nomes, sem dúvidas o livro continua com as minhas 5 estrelinhas. Ele merece cada pedacinho, de CADA UMA DELAS.

 Beleza perdida ou Making Faces é um livro inspirador, motivador, apaixonante, forte, único, perfeito. E além de tudo... Inesquecível. É a única palavra que pode descrevê-lo com precisão exata.
Não imaginei que o livro fosse tão bom no inicio, mas agora, vejo que esse livro está no começo daquela lista... A lista dos livros para ler antes de morrer... É simplesmente isso.

Gostaria de conseguir dizer muito mais sobre Beleza Perdida,
Mas nada que eu diga (escreva) vai estar aos pés de cada palavra nele escrito, então deixo a indicação a todos e a última coisa que posso dizer é: leia, sinta você mesmo(a), se apaixone, inspire-se, chore e nunca esqueça.

Uma coisa que eu achei legal na escrita de Amy é que nada que eu imaginei que fosse acontecer, aconteceu de fato, na verdade, só uma ou duas coisas que já estava na cara pelo desenrolar da história, e isso me surpreendeu bastante no texto também.



P.S: durante a leitura foi difícil não separar Quotes e, ao mesmo tempo extremamente complicado, porque cada palavra merecia estar em cada Quote que eu separei. O livro inteiro deveria ser postado em fotos que separei, com carinho. 
Mas não poderia, não deveria.. Então separei algumas tentando o mínimo possível de spoilers... Algumas estão no meu Instagram pessoal.. Outras no Instagram do blog ( frases_de_fallen) ...
E outras aqui... Vou deixar um pouco de Beleza Perdida 
Para vocês verem e tentarem entender
O porque do amor por cada palavra do livro...







O livro (história) e a capa merecem, sem dúvidas as 5 estrelinhas.



E por fim, minha playlist do livro ficou, nada mais nada menos do que com a dignissima Demi Lovato como cantora oficial (se podemos dizer assim) do livro.
Com a música: Until You're Mine. 



Espero realmente que leiam, seja qual for o estilo literário de cada um de vocês.
Beijos...

Um comentário:

  1. Oi,
    Eu sou completamente apaixonada por esse livro.
    Li quando ainda era "Making Faces" mas acho que os dois títulos fazem jus a história.
    Amy definitivamente ganhou meu coração e virei sua fã.
    Acho também que é um livro a ser lido por todos.
    Obrigada por participar do Desafio Alfabeto Literário.
    bjs,
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir