5 de dezembro de 2015

O Lado Feio do Amor

5 de dezembro de 2015

Resenha - O Lado Feio do Amor - (Ugly Love)



Título: O Lado Feio do Amor
Título Original: Ugly Love
Autora: Colleen Hoover 
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 336



Quando Tate Collins se muda para o apartamento do seu irmão Corbin, a fim de se dedicar ao mestrado em enfermagem, não imaginava conhecer o lado feio do amor. Um relacionamento onde companheirismo e cumplicidade não são prioridades. E o sexo parece ser o único objetivo. Mas Miles Archer, piloto de avião, vizinho e melhor amigo de Corbin, sabe ser persuasivo... apesar da armadura emocional que usa para esconder um passado de dor. O que Miles e Tate sentem não é amor à primeira vista, mas uma atração incontrolável. Em pouco tempo não conseguem mais resistir e se entregam ao desejo. O rapaz impõe duas regras: sem perguntas sobre o passado e sem esperanças para o futuro. Será um relacionamento casual. Eles têm a sintonia perfeita.  Tate prometeu não se apaixonar. Mas vai descobrir que nenhuma regra é capaz de controlar o amor e o desejo. 




 Capa original do livro (que apesar de não ter muita diferença com a brasileira, prefiro a nossa.)


Quando decidi começar a ler O lado feio do amor, eu tinha muitas e poucas expectativas - ao mesmo tempo - sobre o livro, uma delas era que, Colleen finalmente mudaria seu "estilo de escrita" para algo "mais forte" - digamos assim - nas cenas de sexo dos personagens - eu entendo perfeitamente o porque ela não aprofundou isso nos livros anteriores, e não é por não saber escrever, porque ela escreve bem tudo que decide escrever.
Confesso que não li a série Slammed - e não pretendo - mas ainda sim, li todos os seus outros livros, e posso dizer que apesar de eu ter AMADO cada um deles, faltava aquela "força" nas cenas de "amor" dos personagens - se é que me entendem.
Apesar de tudo, Colleen conseguiu me convencer, com seus personagens, a amar cada palavra que ela escrevesse.
Desde então eu li, Um Caso Perdido, Sem Esperança e Em busca de cinderela. Claro que me apaixonei por cada um a medida que lia e sinceramente não tinha como não me apaixonar por qualquer personagem que aparecesse - fosse ele bom um ruim.
Então minha expectativa era que Colleen fosse mudar muito "seus ambientes" em Ugly Love, e até que de certa forma ela mudou mesmo, e foi incrível, mas por incrivel que pareça, os personagens não tinham tanto brilho como em seus outros livros.
O livro,  tem suas partes boas - e quantas! - mas isso depende muito de quem lê. Eu não sou do tipo de leitora que se vai com a cara da autora, tudo que ela escreve, eu vou apoiar e dizer que está lindo e maravilhoso, não mesmo! Um exemplo disso é Lauren Kate, eu amo demais ela tanto pelos seus livros quanto por o quão boa e humilde ela consegue ser, mas nem por isso, eu deixei de odiar Teardrop - um de seus livros. Eu fiquei decepcionada com aquele livro e disse isso, por mais que me doesse, mas isso é outra história, de outra resenha e quem quiser ver basta ler a resenha e saber mais sobre minha opinião sobre o livro.
Mas voltando ao caso Colleen... Todos sabemos que ela é uma autora que constrói muito bem seus personagens e TODOS eles tem seu passado "podre", eu já esperava isso em Ugly Love e definitivamente tem. Porque Colleen não escreve sem esses "problemas do passados" e de certa forma isso é ótimo, digo isso porque em Ugly love, as partes que eu mais gostei foram as partes do passado dos personagens, no caso, o de Miles. E embora eu tenha amado o que "ele foi" na época, seu "eu atual" era tão impressionante quanto.
Apesar de Tate ser uma mulher supostamente "independente e segura de si" não consegui gostar muito dela, claro que ela faz parte da história, quase tanto quanto Miles, mas ele brilhou MUITO mais que ela, isso eu garanto.
A forma como Tate e Miles se conhecem porém, é muito diferente e consegue arrancar muitas gargalhadas de qualquer um que leia, ao chegar ao apartamento do irmão, para o qual ela está se mudando, ela dá de cara com um homem bêbado, e desmaiado na porta do apartamento do irmão. Ela tenta resolver a situação de uma maneira ainda mais engraçada e estranha.
Sem saber o que fazer para passar - porque ele bloqueia a passagem da porta - Tate decide ligar para o irmão, em busca de "sugestões" para o que fazer. Se passa algum tempo até que Corbin ligue de volta para ela e confirme que aquele cara que está ali quase "morto" de bêbado é seu melhor amigo, Miles. Corbin, sabendo que seu amigo deve ter um bom motivo para estar de tal forma, ele pede que sua irmã o ajude, coloque para dentro do apartamento e o deixe lá. É aí que as coisas começam "de fato" a acontecer.
Com todo aquele passado "podre", obscuro, cheio de lembranças amargas e arrependimento, Miles é um homem reservado, misterioso e que foge de tudo, principalmente de relacionamentos - afirmo que o motivo não é menos que excelente.
Isso acontece durante 6 anos, até que Tate cruza seu caminho e ele tenta sofregamente se afastar, mas é ÓBVIO que as coisas não saem como o planejado.
Lutando para que ele não saia de sua"zona de conforto" Miles propõe um acordo a Tate que tem as seguintes regras: Nunca perguntar sobre o passado e não esperar um futuro. Tate deveria recusar, claro. Mas quem disse que ela recusa? É óbvio que não. E apesar daquilo não te agradar, ela aceita.
Inicialmente essas regras não são problema algum para Tate, até que eles se envolvem e ela precisa saber, entender... e então fica dificil não fazer as tais perguntas, e a não esperar por um futuro.

Tate é forte e motivada a ir atrás de tudo que quer, com Miles não seria diferente, ela quer aquele amor, ela irá atrás, porque muito embora a boca de Miles diga que ele não a quer, suas ações demonstram o oposto. 
Conforme vamos lendo o livro, acabamos entendendo porque Miles não quer se aproximar de ninguém, suas cicatrizes são profundas para permitir aquilo, profundas e doloridas demais.
Tenho também que citar um personagem que simplesmente não pode ser deixado de lado (apesar de ser secundário), ele se denomina Cap e é o meu personagem favorito do livro. Cap é um homem muito, MUITO mais velho e aquele tipo de pessoa que senta e ouve as outras, seja qual for seu problema, dá conselhos... e além de tudo, consegue captar bem o que as pessoas tem por baixo da carranca ou aquela cara triste, seus problemas, medos, receios - talvez seja isso que o torne tão especial, o livro não seria o mesmo sem ele. Cap é um homem bem vivido, e sempre, de alguma forma, está presente na história de amor de Tate e Miles.  

Como sempre, Colleen consegue nos fazer sorrir e chorar ao mesmo tempo com seus personagens, e só com ela percebemos o quão profundos são certos acontecimentos que passam em nossas vidas, a ponto de deixar marcas quase irreparáveis.
Colleen nos faz rir e nos faz chorar, e ainda por cima nos apresenta personagens e histórias de tirar o fôlego. 


" Se eu fosse capaz de amar alguém, seria você." (Miles)


"Eu acho que eu finalmente tenho minha única regra (...) não me dê falsas esperanças de um futuro, especialmente se você sabe no seu coração que nós nunca teremos um." (Tate)


Apesar da editora ter traduzido o título do livro, eu acho que não teria muita diferença se tivesse ficado somente como "Ugly Love". E ainda sim, "O lado feio do amor" foi uma ótima escolha para tradução, qualquer outro título teria ficado horrível. Imaginem "Amor Feio". Nossa! Eca! (Risos)

Enfim, Ugly Love é um livro que, apesar de tudo, deve ser lido, tanto quanto qualquer outro que Colleen tenha escrito. Se você se apaixonou e se impressionou com os outros, não espere menos de UGLY LOVE.


* Novidades sobre o livro: 



Ano que vem (2016) o livro será adaptado para o cinema , e o Teaser você consegue conferir no Youtube.
Além disso, já temos o Miles Archer da vida real, que será representado por Nick Bateman (que de acordo com nossa querida Colleen, é o perfeito Miles).
Sinceramente? Não concordo. Porque mesmo que Nick seja um cara lindo (com e sem uniforme de piloto, ou terno), o Miles da minha imaginação é outro. E sabemos que isso é um problema, porque cada leitor imagina um diferente.. Mas não tem problema, o que importa é que vai ter filme e que Colleen encontrou um bonitão para fazer esse papel... Fico curiosa imaginando quem será a dona Tate.


E para quem não sabe, Colleen trabalhou com Griffin Peterson (mais uma vez) e juntos, criaram uma música para o livro, que claro, se chama Ugly Love, simplesmente me apaixonei pela música e agora é minha trilha sonora especial. 
A música está disponível no site da autora e no Youtube <3


Entretanto, enquanto eu lia o livro, não ouvi musica nenhuma - apesar de eu fazer isso frequentemente -, minha concentração não era em nada mais, a não ser na história - que se passou rápida, mas maravilhosamente - de Ugly Love

Enfim galerinha, é isso, espero que leiam e se apaixonem por O lado feio do amor.
Beijos,


Nenhum comentário:

Postar um comentário