23 de junho de 2014

Entrevista com Graciele Ruiz

23 de junho de 2014
Olá leitores, tudo bem?
Bom, estou aqui hoje para compartilhar com vocês uma entrevista exclusiva que o blog Frases de Fallen fez com Graciele Ruiz, autora do livro: O Senhor da Luz. (Veja aqui a Resenha)
Graciele tem 22 anos, nasceu no dia 9 de setembro de 1991, em 2007 começou a escrever seu livro no qual foi publicado pela Editora Novo Século. Graci conquistou muitos fãs com sua graciosidade e atenciosidade.



Mas vamos lá, que tal conhecemos um pouco mais sobre Graci e seu livro?
Mas antes de qualquer coisa quero agradecer à Graci pela atenção e por se abrir um pouco conosco! Obrigada Graci! E boa sorte na sua jornada.




1) Como você se sente fazendo parte da literatura nacional? Você acha que seu livro pode trazer algum aprendizado para a sociedade - leitores e fãs?
Graci: É maravilhoso fazer parte da literatura nacional, é um trabalho muito gratificante. "O Senhor da Luz" traz uma história de superação, de uma menina que superou medos e cresceu para realizar um sonho, então eu acredito que ela possa sim trazer algum tipo de aprendizado.

2) De onde partiu a ideia do nome "Datahriun" - e o que ele significa para você? Ele tem algum significado especial ou é apenas um simples nome? -  E os nomes dos personagens? Por exemplo: Lícia, Trayena, Layer... foram nomes que você decidira a muito tempo dar, ou foi algo de momento? - você começou a escrever e eles simplesmente apareceram ...
Graci: Todos esses nomes foram algo de momento, é raro eu perder muito tempo pensando no nome de algum personagem ou clã. O que já aconteceu na história é eu acabar mudando os nomes, como por exemplo: Akinus, inicialmente era Vulcanos, mas eu achei que Vulcanos era pouco original, acabei mudando. Datahriun não tem nenhum significado pessoal, mas para a história tem. Em Datahriun, "riun" significa "mundo" e "Datah" é o nome do "Deus da luz e da vida", então "Datahriun" significa "Mundo de Datah".

3) Por que você demorou tantos anos escrevendo o livro - embora todo esse trabalho tenha ficado maravilhoso e valera a pena o aguardo - o que mais você sentira que teve uma espera maior?
Graci: Quando eu comecei a escrever o livro eu estava no ensino médio e estagiava na Caixa, logo que eu me formei eu entrei na faculdade e arrumei outro emprego, então tempo para escrever e me dedicar sempre foi algo que me faltou, por isso eu levei tanto tempo para terminar de escrevê-lo.

4) Houve momentos que você leu o que havia escrito e pensou: "Nossa, esta sou eu mesma? O que é isto? Isso está uma droga!..." ? Você teve vontade de apagar tudo e recomeçar?
Graci: Nossa! Isso acontece constantemente! Rs. A minha primeira versão ficou uma porcaria, eu tive que reescrevê-lo várias vezes.

5) Qual é sua parte favorita da história? Qual a parte que te fez sorrir? E qual é a que te fez chorar?
Graci: Pensei na sua pergunta por bastante tempo e não consigo escolher uma parte favorita, eu gosto muito da luta de Nahya com o Talled, e do Eriel com o irmão, mas não conseguiria dizer que são minhas favoritas.
Uma parte que me faz sorrir é a da Ilha de Samui, eu adoro aquelas fadas.
Eu acho que a história do passado de Nahya é muito bonita, mas no livro ainda não teve nenhuma parte que me fizesse cair triste a esse ponto...

6) Você trabalharia com outro autor(a) nacional que quisesse começar a carreira escrevendo um livro, mas que não quisesse fazê-lo sozinho? Ou você é mais voltada para a ideia de que, se escrever com alguém haverá os pontos de discordância e não terá futuro?
Graci: Não tenho nada contra a ideia de escrever com outro autor, gosto de desafios e acho que seria uma experiência interessante.

7) Você pensa em publicar mais livros além da saga de Datahriun? Seriam do mesmo gênero ou você gostaria de explorar outros?
Graci: Penso sim. Tenho várias ideias para outros livros, tanto de fantasia, como romance e ficção cientifica.

8) O que você achou mais dificil em todo o processo de escrita de "O Senhor da Luz"?
Graci: Revisar. Como eu demorei muito tempo para terminar de escrever e a história foi escrita pausadamente, então a revisão me deu muito trabalho.

9) Quais autores e autoras você admira?
Graci: Admiro muito André Vianco e a J.K. Rowling, aoesar de que os meus autores favoritos são J.R.R Tolkien e o C.S Lewis.

10) Quais são seus estilos de música favoritos? Isso influência na sua escrita?
Graci: Eu ouço muito rock, a minha banda favorita é Within Temptation é uma banda de metal sinfônico. Eu não vejo como isso me influenciou na minha escrita, mas talvez tenha me influenciado em alguma coisa, não sei dizer. Rs 

11) Como você cria seus livros? Você faz alguma base ou algo assim?
Graci: Para escrever "O Senhor da Luz" eu primeiro criei o mundo, os clãs, os guardiões e um resumo da história, só depois comecei a escrever.

12) Você dá título aos seus livros depois de escritos?
Graci: Não, mas eu nem sempre continuo com o mesmo título até o final do livro.

13) Qual é a coisa com que você mais se preocupa em seus livros?
Graci: Com a coerência da história, não deixar nenhum "fio" solto, me preocupo muito com isso.

14) Nos conte sobre sua experiência com a Editora Novo Século.
Graci: A minha experiência com a Editora Novo Século tem sido muito positiva, eles são muito atenciosos e a qualidade do trabalho deles é muito bom.

15) Qual é a dica que você dá para um autor(a) iniciante?
Graci: A dica que dou é: não desistir. Perseguir um sonho não é fácil, mas o primeiro passo para alcançar algo é querer.

16) Quer deixar algum recado para os leitores do blog?
Graci: Acreditem nos seus sonhos, independente de qual for.


----*Teh----


Nenhum comentário:

Postar um comentário