31 de dezembro de 2014

Filho da Terra

31 de dezembro de 2014

Resenha: Filho da Terra


Titulo:Filho da Terra
Autora: Josy Tortaro
Editora: Literata
N° de Páginas: 320 
(Edição esgotada)

Edição disponível:


Título:Filho da Terra
Autora: Josy Stoque
Publicação Independente
N° de Páginas: 240

(Atenção: Contém pequenos Spoilers)

A sensibilidade fere.
Você já se sentiu tão deslocado que faria qualquer coisa para ser aceito? E se sempre agisse de maneira correta como um bom filho, namorado e chefe e , mesmo assim, se tornasse um inimigo dentro da sua própria casa. 
Na noite em que Lucca Gonçalves decide pedir a mão de Vitória em casamento, se depara com uma desconhecida e perturbadora índia. O mundo se refaz de verde e marrom. O chocolate dos olhos dela.
O ônix  o convida a acreditar quando uma lenda indígena questiona sua legitima identidade. Suas defesas se abalam.
Um homem enraizado entre o certo e o errado, ferido pelas escolhas e suas consequências. A razão e o sentimento  brigam para guia-lo.
Engolido pela terra, enfrenta a morte  enquanto precisa se remodelar. Mas a sensibilidade intrusa desnorteia sua mente.



Quotes:

(...) Você se acha muito importante, não é? - vociferou. - Acha que o mundo gira ao seu redor? - Dessa vez, olhou com todo o seu ódio nas profundezas verdes dos olhos do irmão adotivo. - Mas você não é! Lucca continuou encarando-o o tempo que ele permitiu que pudesse ler seus pensamentos e lá estavam eles. Idiota! Miserável! Quem você pensa que é? Somente sentimentos revoltosos, como sempre, nada de realmente significativo. (...)

(...) Seria somente minha e eu dela. Eramos um do outro sem empecilho ou temor. Esse amor era a força mais verdadeira que havia experimentado em minha vida e não o abandonaria agora que sabia que era correspondido. Demorei muito tempo para ler as entrelinhas dos sentimentos que me assaltaram desde a primeira vez que a vi. (...)
(...) Preocupação tola, já que eu sabia que, para mim, ela sempre seria bela. A amor tende a mudar o jeito que vemos o mundo e as pessoas ao nosso redor. E eu era grato pela oportunidade de viver essa transformação. (...)



(...) Era nítida a mudança em mim. Mais do que aceitação, estava me transformando em alguém além da minha própria compreensão. Completamente ciente, eu constatei que por trinta e dois anos não havia vivido , apenas existido. (...)

(...) Acima de tudo estava dizendo adeus a uma vida antiga, , repleta de tristeza, falsidade, interesse e escuridão. Agora via a vida com clareza diante de meus olhos e não devia sentir falta daquele passado obscuro. Seguir em frente era o melhor futuro  que podia escrever para mim mesmo.  (...)




Começar esta resenha sem falar de Marcada a Fogo é algo impossível até mesmo para mim - e talvez só para mim - pois acredito que sem Marcada a Fogo não existiriam os outros livros da Saga. 
Desde a primeira palavra do Volume 1 da Saga eu me apaixonei e mais do que isso, eu acreditei nas palavras, pois só assim uma história pode nos fazer acreditar nela  e por consequência amá-la. E tenho uma sensação muito forte de que vai me deixar totalmente apaixonada até a ultima palavra de Universo de Água, quando eu ficarei em ressaca literária, sem duvidas. 
Filho da Terra foi um livro muito interessante e de seu modo...sensivel. Quando terminei Marcada a Fogo e tentei lê-lo acabei parando, ainda não estava preparada para continuar a Saga, desde então passaram-se algum tempo, até que eu me senti preparada e obrigada a ler este livro, queria, desejava muito terminar o ano de 2014 com ele lido. E fui atras disso. Quando voltei decidi que voltaria para a primeira pagina novamente - até então eu tinha lido as 50 primeiras paginas e parado - para não perder absolutamente nada da trama, nem ao menos um detalhe. E li, a cada palavra, cada capitulo era uma surpresa, e ele se tornava mais especial. Eu fiquei feliz pelo livro ter prendido tanto quanto Marcada a Fogo. Ao mesmo tempo que eu lia, eu ia no facebook e começava a encher a paciência da Josy falando sobre os personagens, a história...algum detalhe... Cheguei até a conversar com ela sobre a Vitória Cruz, personagem que vocês conhecerão logo abaixo:



Lucca Gonçalves é um arqueólogo, filho adotivo de 33 anos, que desde criança é esforçado e focado, e mesmo sendo adotado, sempre foi um orgulho para os pais Isabel e Edgar Gonçalves, sempre ouviu os seus ensinamentos. Ao contrario dos próprios irmãos, filhos legítimos de Edgar e Isabel. Mas mesmo que pareça, ele não é totalmente feliz, afinal há tantas perguntas ainda não respondidas sobre si mesmo. Além de se sentir deslocado, em um lugar que não lhe pertence por ser branco e ruivo enquanto o povo daquela cidade é moreno e de cabelos escuros. Aos 33 anos e um casamento marcado com a filha de um coronel super poderoso e influente na cidade de Corumbá, Lucca acaba se vendo no meio da floresta conversando com uma - até então - completa estranha. Com um tempo essa estranha se tornaria algo mais para ele do que uma simples estranha ou uma simples coincidência. Desde então tudo começa a ficar estranho, e seus dons começam a vir a tona. 





Quando Lucca começa a ouvir os pensamentos de sua noiva, não pode acreditar, ele não quer acreditar, esse dom é bom e ruim para ele.Ao ouvir os pensamentos de sua noiva ele começa a se sentir mais perdido - tanto pela situação em que se encontra quanto pela revelação de seu dom, até agora escondido e desconhecido (e que ele demora a aceitar) - e traído, quando ouve os pensamentos de seus amigos pode tentar disfarçar sua estranheza, até quando não dá mais... O que você faria se descobrisse que muitas pessoas que estão a sua volta, só te querem para usar ou nutrem um profundo ódio e inveja por ti? Lucca responde isso, na trama dele.

Mainá, dona de uma personalidadde e mente forte, corpo e rosto totalmente exótico e lindo e um amor prometido desde muito pequena. A personagem mais cativante para mim, pois a cada capitulo que era narrado, eu ficava ansiosa para ver a índia, a participação dela...Esta personagem também carrega consigo uma pedra, a ônix, que atrai muito Lucca.
P.s: Eu adoro isso na saga, assim como Tamires que tinha sua Ametista, Lucca tem sua ônix. Ansiosa para ver a próxima pedra.





Tamires, aquela ruiva maravilhosa de Marcada a Fogo com certeza não estaria de fora da trama, afinal a Saga gira em torno de quatro irmãos separados e que precisam cumprir seu destino juntos em uma guerra mistica. E é claro que Tamires, Suzane e Marcel  estão atrás de Lucca, seu desejo de salvá-lo é urgente.

O que me deixou um pouco confusa, triste e com raiva foi a aparição repentina de Alexandre - irmão do ex-marido de Tamires - na trama, invés de eu odiar nossa Vitória Cruz, acabei "não gostando" do Alexandre ali. Por mais que ele tenha aparecido para ajudar e tenha uma participação muito importante no desfecho da história, eu nao gostei de como ele chegou, não gostei de como ele fez Tamires se sentir  e não gostei dele ter praticamente "tomado" o lugar do ex-marido dela. Achei ele um intruso! (Isso faz parte da minha loucura, como uma pessoa consegue não gostar de um personagem tão bom e importante? Simples assim...aconteceu comigo). Mas, pelo que estou lendo em Ilha de Ar (Volume 3 da saga), esse sentimento pelo personagem vai mudar. Já está mudando, embora eu ainda esteja com um pé atrás.
Já Vitória Cruz, foi uma personagem que desde o inicio eu adorei, e por mais que eu tentasse...não conseguia e não consegui odia-la. Ao contrário, até o final eu gostei dela, provavelmente pela surpresa que ela me causou ao se mostrar o oposto do que parecia ser. 

Após todas suas perguntas - ou quase todas - serem respondidas na cena mais maravilhosa do livro, Lucca se vê obrigado a decidir qual caminho tomar, ficar em Corumbá ou partir com o resto de sua família para cumprirem seu destino.?



Ler esse livro foi - assim como marcada a fogo - uma montanha russa de emoções, é raiva, amor, compreensão, apreensão, esperança, desilusão, paixão, fascínio... São tantas emoções juntas que é difícil de explicar, mas as melhores sensações são o amor e a esperança de algo melhor para Lucca.

Creio que eu esteja agora em uma batalha para decidir qual é meu novo favorito, pois Marcada a Fogo foi Aquele livro! Quando fiz a resenha dele, eu disse que tinha me apaixonado por ele e que sem duvidas seria o meu preferido da Saga, mas agora ao terminar Filho da Terra, não sei se ele vai tomar o lugar de Marcada a Fogo ou se os dois ficarão empatados, indico o livro a todos os publicos, é simplesmente sensacional, do começo ao fim. 



----*Teh----

Um comentário:

  1. Oi linda! Que resenha forte. Seus textos são sempre muito intensos. Adoro. Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir